Mayko Petersen: Gerenciar máquina virtual no KVM

terça-feira, 25 de abril de 2017

Gerenciar máquina virtual no KVM

Após vários anos sem atualizar o blog, estou eu aqui. Qual o intuito? Não é ficar atualizando com frequência, mas sim, deixar o que aprendi em algum ramo registrado na Internet. De que adianta sabermos e não transmitirmos? E se ninguém registrasse naquele texto, áudio ou vídeo a informação que há muito tempo você procurava? Quando você transmite quem mais aprende é você! 

Iniciarei uma série de tópicos nas próximas semanas sobre tecnologia. Como criar em tua empresa um ambiente virtual com uma estrutura de domínio utilizando 100% de software livre?

Vi muitas informações na Internet, mas nenhuma que achei tão detalhada e em sequência. O objetivo aqui é explicar o porquê de algumas coisas e uma sequência de passos.


Para começar precisarmos de um Hypervisor. Segundo a definição do devmedia:
O Hypervisor é uma camada de software localizada entre o hardware e as máquinas virtuais, sendo responsável por fornecer recursos (storage, CPU, memória, rede, etc.) da máquina física para a máquina virtual. Ele permite que vários sistemas operacionais possam ser executados em um mesmo host.
O escolhido no exemplo será o KVM

Nos exemplos serão utilizados os seguintes nomes de servidores:

  • 192.168.0.2 - Servidor KVM: é o servidor no qual o KVM está instalado fisicamente. O que quer dizer isso? Analogamente, imagine o KVM como um sistema operacional limpo instalado em teu equipamento.
  • 192.168.0.3 - Máquina com algum sistema operacional que tenha uma interface amigável com o usuário e acessará a interface gráfica do KVM (virt-manager). Vamos utilizar no exemplo uma máquina com Linux Mint XFCE 64 bits instalado que será de onde acessaremos o servidor KVM.
  • 192.168.0.4 - DC1 - Será o Primeiro Controlador de Domínio (DC) da nossa rede
Depois que você tiver o Linux Mint instalado, você precisará instalar alguns pacotes (analogamente, ferramentas ou aplicativos para você executar determinada tarefa no sistema operacional). Para isso, basta acessar o terminal e executar, como usuário root (o administrador do sistema) os seguintes comandos:

apt-get update


#apt-get install libvirt-bin qemu-system virt-manager


Após isso, com tua conta de usuário (não root) executar o Gerenciador de Máquinas Virtuais pelo comando:

virt-manager

Entrar com os dados do host e clicar em CONECTAR

Clicar com o botão direito em cima da conexão criada e selecionar CONECTAR

Caso apareça uma mensagem informando que a autenticidade não pôde ser estabelecida, digitar yes e OK

Entrar com a senha de root, quando solicitada e clicar em OK.


Para criar uma nova máquia virtual


Transferir o arquivo *.ISO do sistema operacional que será instalado na máquina virtual (utilizaremos o Debian no processo) para o servidor KVM (se for do Windows KVM Server, utilizar o comando pscp source\SO.ISO root@IP.DO.KVM.SERVER:/loca/de/destino). Caso não tenha o pscp instalado, efetue download de acordo com a arquitetura do sistema operacional e copie o arquivo pscp.exe para %SystemRoot%\System32.

Clicar com o botão direito em cima do host e selecionar a opção NOVO

Escolher o nome da máquina (no nosso exemplo, DC1)

Selecionar MÍDIA DE INSTALAÇÃO LOCAL (IMAGEM ISO OU CDROM) e clicar em AVANÇAR

Selecionar USAR IMAGEM ISO: e clicar em NAVEGAR. Após esse processo, aparecerá o arquivo *.ISO que você transferiu anteriormente. Basta selecioná-la e clicar no botão ESCOLHER VOLUME. Ao final, ficará mais ou menos conforme o exemplo (obviamente, selecione o Sistema Operacional e Versão conforme nosso exemplo)


Você seguirá o assistente, selecionando as opções de memória e CPU, (sugestão: 4096MB de RAM e 4 CPUs), as opções de HD (sugestão 50GB) e o assistente chegará ao final. Se as opções estiverem corretas, clicar em CONCLUIR (obs.: você pode marcar a opção Personalizar configurações antes de instalar e, por exemplo, selecionar que o disco da máquina virtual será SCSI, ao invés de IDE).

Digitar a senha de root do Servidor KVM, se solicitado.


Dica para criar snapshot

Uma das grandes vantagens de ter uma máquina virtual em tua empresa é poder criar um snapshot antes de realizar uma atualização da mesma no intuito de poder fazer um rollback caso elas danifiquem o sistema operacional. Fazendo isso parecer mais fácil: você "tira uma foto" da máquina - atualiza o sistema operacional, pacote ou um arquivo - aconteceu algo inesperado? 


  • Se sim: faça uma restauração do snapshot. A máquina voltará exatamente como estava no momento que você "tirou a foto";
  • Se não ocorreu nada inesperado: então, seja feliz :)
Não é possível criar snapshots em discos do tipo raw (extensão *.img - padrão criado para as máquinas virtuais). Você precisará do tipo qcow2. Particularmente, eu não consegui criar uma máquina virtual com disco qcow2 pelo assistente acima, logo, o que eu faço? Deleto o disco criado pelo assistente e adiciono um, com as mesmas características, do tipo qcow2.

Deletando o disco raw (basta acessar os detalhes da máquina virtual, selecionar o disco e removê-lo):

Adicionando o disco qcow2: basta, na mesma tela, clicar em Add Hardware. Aparecerá uma tela para você selecionar o tipo de hardware e as configurações. Basta, adicionar o storage e colocar o formato qcow2.


Mayko, mas eu já tenho minha máquina virtual criada, já instalei o sistema operacional e o configurei e quero converter o formato. É possível? Sim, é! Mas deixarei isso para outro post ;)

A máquina virtual já está criada! Agora, basta instalar o Sistema Operacional. Para quem não fez essa operação ainda, como a proposta aqui é fazer do 0 até o serviço completamente funcional, trataremos a instalação do Debian (nosso Sistema Operacional usado como exemplo) no próximo post!

Nenhum comentário: